Tereza Virginia

Álbuns

Tereza Virginia
Capa álbum Tereza Virginia

No primeiro semestre de 2008, Tereza Virginia lança seu primeiro Cd que tem a clara proposta de ser um livro musical, em que a palavra poética se expressa através de vários gêneros da música popular: A valsa, o fado, o xote, o samba, a bossa, o choro se enlaçam não mais para cantar o amor, mas para dar formar a sentimentos diversos. Com arranjos de Luiz Gustavo Zago, o Cd traz parcerias de Tereza Virginia com Beatriz Sanson (A Outra, Delírio), Chico Saraiva (Morada), Ive Luna (Corpo do som), Luiz Gustavo Zago (No prumo e Choro de maestro), Emílio Pagotto (Xote em nó) e tem ainda uma canção com música e letra de Tereza Virginia, Camille, dedicada a escultora Camille Claudel. Tereza optou por gravar um samba da década de 40, Menina fricote de Marília Batista e Henrique Batista, acompanhada pelo Grupo Garapuvu de choro e apresentar três canções de compositores contemporâneos, Baião Moderno do capixaba Emílio Pagotto, Nós dois do catarinense Neno Miranda e o meta-samba Promessa repetida, de Toni Edson. Além de Luiz Gustavo Zago, arranjador, diretor musical e pianista no Cd, participam do trabalho os músicos. Na capa do Cd, um a réplica do manto da apresentação de Arthur Bispo do Rosarío ilustra de forma precisa o trabalho musical de muitas dobras, nuances e cores sonoras.

Ouça | Download MP3 | Ver encarte | Download do encarte em PDF | Comprar no Itunes

Aluada

Três anos depois do lançamento de seu primeiro cd, Tereza Virginia volta a comprovar seu talento e sensibilidade com Aluada, fruto do Prêmio Elizabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura. As dez canções que compõem o projeto expõem a maturidade como compositora e a versatilidade da intérprete. Delicadeza e leveza se instalam como marca no novo trabalho, que se abre com a faixa título composta por Tereza, que nas primeiras frases melódicas do Cd homenageia Chiquinha Gonzaga ao rememorar Lua branca antes que se ouçam os primeiros acordes de um samba nostálgico e terno que já anuncia o que está por vir. Tereza Virginia assina os versos do sofisticado acalanto de imagens triádicas Noturna, em parceria com Rafael Galcer retomada na canção Véus de sons e no samba de breque de tema mais que contemporâneo: Abadaiá, A direção musical de Júlio Córdoba traz a coesão e o equilíbrio estético do projeto, do qual participam músicos ligados à tradição do choro e do samba aos quais se une o pianista Alessandro Cipriani. A intensidade contida em "Dentro de mim mora um anjo" de Sueli Costa e Cacaso, a emoção em "Flores Horizontais" de José Miguel Wisnik e Oswald de Andrade e a irreverência em "Amor de parceria" de Noel Rosa comprovam que Tereza pertence à linhagem das intérpretes no sentido literal do termo: uma cantatriz. Para além das três regravações citadas, Tereza revisita "Camille", a canção que compõs para Camille Claudel e que cantou na língua materna no Cd de 2008 e que interpreta agora no idioma da escultora, o francês.Tereza Virginia segue com Aluada a tendência atual às intervenções pouco extensas e, nos 34 minutos que se fecham com a potente visita à tradição nordestina com Zambelê de Toni Edson, consegue deixar o ouvinte com o desejo de voltar ao inicio, ver e conhecer mais e mais seus cantos e canções....

Ouça | Ver encarte | Download em PDF | Comprar no Itunes

Capa álbum Aluada
Capa álbum Beluga 10 anos
Beluga 10 Anos

Em 2012, o selo Beluga, concebido e coordenado por Renato Pimentel, dono do estúdio The Magic Place completaram 10 anos. Em comemoração, com apoio do Funcultural, foi lançado um album duplo. Nele há registro de todos integrantes do selo: Cravo da terra, Conversanduo, Silvio Mansani, Alberto Heller, Zago, Brasil Papaya, A corda em si, Trio Ponteio e Tereza Virginia. O resultado é uma viagem musical em que se expõe a diversidade musical produzida na Ilha, com suas múltiplas atmosferas.

Ver encarte | Download em PDF

Contato

Envie uma mensagem pelo formulário ao lado
ou pelo e-mail: contato@terezavirginia.com.br


Facebook MySpace Youtube RSS

Nome:

E-mail: