Tereza Virginia

Artigos

voz
A voz como provocação aos estudos literários

Resumo A partir da percepção da canção popular como objeto privilegiado para os estudos culturais no contexto brasileiro, o presente artigo demonstra que sua inscrição no campo dos estudos literários demanda novas metodologias, em função da relevância da voz e do corpo nessa forma de artefato cultural. Como conseqüência, o artigo devolve à própria literatura indagações acerca da pertinência... Leia Mais »

stela1
Corporeidad y experiencia del límite en la performance vocal de Stela do Patrocinio

Resumen En Reino dos bichos e dos animais é o meu nome Viviane Mosé recoge poemas que provienen de las grabaciones de los discursos de Stela do Patrocinio. Mujer negra y abandonada por su familia, diagnosticada con esquizofrenia, Stela ha vivido 30 años en los hospitales psiquiátricos. En la Colonia Juliano Moreira en Río de Janeiro, su discurso poético... Leia Mais »

thumb1
O anjo e o trapézio: prazer estético e indústria cultural

Texto publicado em ANTELO. Raul. Declínio da arte, ascensão da cultura. Flroianópolis, Letras Contemporâneas, 1998, p. 195-202. 1. Angelus novus, quem não lembra do quadro de Paul Klee, das teses sobre a História, de Walter Benjamin [1] , transformado em cult tal a diversidade de vezes em que foi citado em teses e conferências em nome dos martírios da modernidade? Quantas... Leia Mais »

thumb2
A materialidade da voz feminina: o timbre de Elza Soares

Texto publicado no Jornal Musical do IMMUB/PUC na página http://www.letras. puc.rio-br, novembro de 2007 A voz que se mantém por algumas décadas a executar canções com seu timbre indistinguível, seus ruídos, suas marcas próprias, sua singular forma de divisão rítmica, enfim, sua maneira de apoderar-se daquilo que canta pode ainda ser denominada como intérprete? Esta é uma pergunta que... Leia Mais »

thumb3
Entre negros e iaiás: lundu, poder e sedução

Texto publicado na Revista Cerrados. Brasília, UNB, v.20, 2005, p.159-169. No contexto contemporâneo, o lundu é compreendido, antes de tudo, como o gênero que deu origem ao samba ou como um dos primeiros gêneros da música popular brasileira. Entretanto, o lundu, em si mesmo, enquanto fenômeno que se origina no século XVIII e chega até o advento da indústria... Leia Mais »

thumb7
À imagem do invisível: notas sobre contos de Sérgio Sant’anna

Texto publicado na Revisa Temas & Matizes. v. 6, Cascavel, UNIOESTE, p. 79-82, 2004. “Três textos do olhar”. É desta forma que o escritor carioca Sérgio Sant’Anna apresenta a terceira parte de seu último livro O vôo da madrugada, publicado em 2004. Composta de três contos — “A mulher nua”, “A figurante”, “Contemplando as meninas de Balthus”, é a... Leia Mais »

thumb4
Cotidiano e show de realidade: o Big Brother e a barbárie tecnizada

Texto publicado na Revista Letra. Rio de janeiro, UFRJ, p.104-110. No conto “Do rigor na ciência”, Jorge Luís Borges coloca em cena um Império em que, ao esmeraram-se em aperfeiçoar suas formas de representação do território, os cartógrafos acabam por produzir mapas cada vez maiores até chegarem a uma versão tão perfeita quanto inútil, que é abandonada pelas novas... Leia Mais »

thumb5
Crítica e devoração: canibalismo e mitologia cultural

Texto publicado na Revista Itinerários, n.21. Araraquara, UNESP, 2002, p. 27-37. Em 1998, Hans Ulrich Gumbrecht foi convidado a participar do Colóquio UERJ cuja proposta central era celebrar os setenta anos do “Manifesto antropófago” de Oswald de Andrade. Coerente com sua própria vocação como polemista, Gumbrecht responde agressivamente ao convite já que se trata para ele de comentar um... Leia Mais »

thumb6
Budapeste no aeroporto ou o aeroporto em Budapeste: notas sobre a leitura do livro de Chico Buarque

Texto publicado no Caderno de Cultura do Diário Catarinense em 10 de dezembro de 2005. Fui dar em Budapeste graças ao atraso imprevisto de uma viagem de Florianópolis ao Rio, através do espaço aéreo. A companhia ofereceu desculpas desajeitadas quanto ao cancelamento do vôo agendado e a única opção foi ficar vagando pelo pequeno aeroporto da capital catarinense até... Leia Mais »

Contato

Envie uma mensagem pelo formulário ao lado
ou pelo e-mail: contato@terezavirginia.com.br


Facebook MySpace Youtube RSS

Nome:

E-mail: